Páginas

21 de jun. de 2014

Casos de dengue diminuem no Distrito Federal

Por Fernanda Nery


Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em 2014 (janeiro a junho) foram contabilizados 3.216 casos de dengue a menos do que no ano passado, no mesmo período. As regiões administrativas com menos casos confirmados de dengue são Cruzeiro, com 9 casos, Jardim Botânico, com 10, e Varjão, com 15. Já as cidades que têm os maiores índices de casos são Sobradinho II, Gama e Ceilândia, com 474, 410 e 306 casos, respectivamente. Este ano já foram registradas 12 mortes por conta da doença.


A SES/DF afirma que a redução dos casos é uma resposta dos programas realizados de combate a dengue. A subsecretaria de Vigilância Sanitária já capacitou 190 profissionais para a fiscalização, principalmente em canteiros de obras. Para a prevenção também é realizada a aplicação de inseticida por meio de nebulização, para conter a proliferação do mosquito, limpeza e desentupimento de esgotos, além do recolhimento de entulho.

A diretora de vigilância ambiental Kenia Oliveira diz que a queda aconteceu porque a população está mais consciente. “Temos realizado trabalhos intensos nas áreas em que o índice de casos é grande, que está gerando bons resultados.” Kenia explica que apenas um criadouro é capaz de espalhar mosquitos por até um quilômetro de distância por isso os trabalhos de prevenção são constantes.

A prevenção também pode ser feita em casa, a Secretária de Saúde alerta para tampar reservatórios de água, manter calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus cobertos para evitar acúmulo de água, manter o quintal sempre limpo e sem entulhos, os pratinhos de plantas e recipientes de alimentos de animais devem ser lavados com bucha pelo menos uma vez por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário