Por Elijonas Maia
| "A casa do povo"/Agência Brasil |
Para o tecnólogo em construção civil Gustavo Fernandes, a falta de documento dos prédios é um absurdo. “É totalmente contraditório o governo não dar exemplo neste quesito”, diz. Segundo ele, um prédio sem Habite-se compromete a qualidade do imóvel e coloca em risco a integridade de quem habita/visita o local. “Se houver erros de cálculo na construção, a edificação pode até desabar”, alerta.
A Agência de Fiscalização do GDF (Agefis) - órgão que inspeciona os novos prédios e construções em Brasília -, que fica no Setor Hoteleiro Norte, por exemplo, conseguiu apenas em outubro passado a sua carta de Habite-se. Antes disso, sempre funcionou irregular. Já o Congresso Nacional, que é “a casa do povo”, também viola as regras e funciona sem autorização.
O ex-administrador de Brasília Messias de Souza reconhece a falha: “A fiscalização do Corpo de Bombeiros não é regular”. De acordo com ele, que administrou a capital entre janeiro de 2011 e abril de 2014, reuniões são feitas constantemente com os órgãos citados. Nos encontros, o ex-administrador diz que cobra providências para adequação dos prédios, mas que o problema não é tão simples de se resolver. “Os monumentos são tombados e por isso precisam de aprovação de uma nova planta arquitetônica para que se façam mudanças conforme exige o Habite-se”, explica.
![]() |
| Sede do GDF/Arquivo Público do Distrito Federal |
Para essa irregularidade, o ex-administrador Messias de Souza explica que a falta de documentos deve-se à história. Segundo ele, prédios construídos antes da exigência do Habite-se não tinham a obrigatoriedade de vistoria. Por causa disso, hoje em dia não são obrigados a terem. “Então, fica a critério do órgão se regularizar ou não”, ressalta.
Além da Administração de Brasília, a Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal também reconhece a falta do documento dos órgãos citados. Em nota, a Secom/GDF informou que o Habite-se é concedido pela respectiva Administração Regional após vistoria do CBM e da Agefis. “Com o tempo e a mudança de normas, alguns prédios se adaptaram e passaram a contar com o Habite-se. Outros, porém, ainda estão em processo de regularização, como o Congresso Nacional”, disse. Procurada pela reportagem, a Agefis não quis se pronunciar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário